Internet Via Rádio

A internet via rádio se dá em distribuir o sinal captado por um link utilizando antenas e distribuindo-o através de provedores denominados de POP’s. Os POP’s por sua vez tem como características possuir torres de internet distribuídas em uma grande área, sendo responsável por transmitir para uma parte da mesma, formando então uma gigantesca rede de usuários conectados entre sí.

O que é internet via rádio?

No momento que contrata uma internet via rádio, é feita a instalação de uma antena em sua residência. Ela deve ser fixada em geral no topo de residências como por exemplo telhados e lajes. Sempre colocada da maneira mais precisa possível para que fique perfeitamente alinhada, fora de obstáculos com a torre de transmissão e recepção do sinal.

Casa Com Internet Via Rádio

Torre de Internet Via Rádio

As transmissões de internet via rádio podem operar em frequências que vão desde 2,4 GHz até 66 GHz e são um alternativa para pontos isolados, regiões distantes onde não há infra-estrutura cabeada instalada.

Quais as vantagens da internet via rádio?

Acesso direto à internet;
Não utiliza linha telefônica;
Internet 24h por dia;
Baixo custo de manutenção;
Velocidade rápida caso a instalação e configuração seja feita da maneira correta.

Como funciona a internet via rádio?

Na imagem a seguir você pode ver, como é funciona a internet via rádio:

Note que a transmissão do sinal da antena emissora 1 para a receptora 1 chega sem obstáculo algum, ao contrário do exemplo da receptora 4.

O exemplo dado é justamente para entender o funcionamento da internet via rádio, onde notamos que o sinal não faz curvas.